Esta semana passei pela experiência de quase total desconexão, fiquei 4 dias sem celular, acessando apenas meu whatsapp profissional pelo computador (queria dizer que foi um detox voluntário, mas meu celular pifou mesmo). Aliado a isso, meu marido, única pessoa que mora comigo, viajou a trabalho.
Me vendo isolada de pessoas de carne e osso das virtuais, dei palco para a criatividade em meus dias de solitude.
Há tempos sinto um incômodo ao usar o instagram, o tiktok eu resolvi desinstalar mesmo, sinto como se essas redes fossem aqueles docinhos cheios de açúcar e calorias, mas que não nutrem em nada alma, me deixando só mais agitada, distraída e por vezes ansiosa.
Aproveitei para explorar mais o reino da substack (plataforma de onde envio este e-mail) ela é uma espécie de rede social de leitores, escritores, e podcasts, com conteúdos mais densos e nutritivos para a alma e criatividade. Sem publicidade, sem guru de marketing, e sem tanta gente ditando como você deve tocar sua vida, ou exibindo uma realidade perfeita com dentes brancos como a neve.
Tem muita coisa boa por aqui. Muita gente que assim como eu, gosta de escrever sobre suas reflexões, e seguirei com isto, pois de fato, curto demais. Entretanto, ocorreu um encontro de ideias dentro da minha caixola: e se eu passar a escrever sobre design, decoração, e tudo que eu tenho a compartilhar sobre este assunto, que atualmente só estou compartilhando em vídeos de menos de 90 segundos no instagram?
A realidade é que sempre foi um dilema para mim criar desenfreadamente no instagram, e atualmente, mais do que nunca, precisamos fazer um monte para prender a atenção das pessoas, não tem como ir contra isto nessas redes de rápido consumo: eu, você, qualquer um que está lá, tem o dedinho nervoso que vai simplesmente rolar para cima e pular para o próximo vídeo ou compartilhar memes com as suas pessoas favoritas.
Acho que existe sim uma forma de criar no instagram que não seja tão produtificada, genérica e seguindo uma fórmula, inclusive sigo pessoas bem criativas e originais por lá. Não deixarei de produzir conteúdo ali, afinal, ainda é um meio onde as pessoas buscam criar alguma conexão rápida, um ponto de contato, é importante estar lá para ser encontrada.
Mas sinto que minha saúde mental iria de ‘arrasta pra cima’ se o instagram continuasse como minha única fonte de criação de conteúdo. Na real, descobri que para mim, a criação de conteúdo é muito muito muito importante, ela é mais do que um meio de divulgar meu trabalho, preciso criar de uma forma que seja ‘mais eu’ como aprendi com o Tira do papel.
Enfim, todo este ‘blá, blá, blá’ para te dizer que segunda feira irá ao ar a primeira edição da minha nova newsletter: Escrevo decoração ❤ (um trocadilho pertinente)
Lá será um pouco diferente daqui, irei focar em decoração, design, e meu assunto favorito: como o ambiente em que estamos nos influencia. Me dediquei muito na escrita da primeira edição, tendo até a opção de me ouvir lendo o que escrevi, para uma experiência mais intimista.
E claro que você está convidado para me acompanhar por lá! Estou feliz de conseguir unir a escrita e o design em um mesmo projeto. Acho que essa é a forma mais autêntica e natural de criação para mim.
E não é só isso, (vamos para mais dois dedos de prosa sobre criar conteúdo na internet) vou testar um novo sistema editorial. Como assim? Bom, quero que a newsletter seja a espinha dorsal do meu conteúdo. Nela discorrerei sobre uma pauta principal, que irei adaptar para as demais plataformas como o instagram e até…o youtube!
Há dois anos eu criei meu canal no youtube e nunca botei pra frente, acreditando que o instagram seria mais fácil para mim. Passando-se este tempo, vi que me desanima muito expremer tudo que quero falar em 90 segundos. Além disso, pelo fato de os vídeos no youtube permitirem uma conversa mais longa, é possível criar mais conexão. Tem canais que eu acompanho há anos, e outros que já inseri em minha rotina, ‘opa hoje é segunda, dia do vídeo do fulano’. E vamos ser sinceros, ninguém tá nem aí pro dia que alguém posta no instagram, lá as pessoas simplesmente estão matando o tempo (as vezes no banheiro, numa sala de espera, ou procrastinando algo, por vezes nem se interessam em ligar o áudio).E eu prefiro ser sua companhia enquanto você lava a louça. (este é o momento que eu assisto mais coisas, seja no youtube ou na netflix)
Ufa, esta foi a carta escrita de forma mais rápida, nesta mesma manhã de sábado que você a recebeu. Encerro com a expectativa de te encontrar na segunda feira com a Escrevo decoração ❤
Com carinho,
Téia 🌻
Ps: Essa newsletter que você está lendo permanecerá firme e forte, com a frequência mensal, nos encontraremos sempre no primeiro sábado do mês.